sábado, 12 de dezembro de 2009

França de A a Z - Destinos e Viagens

Auvergne
História
Auvergne deve seu nome ao povo galo Arverno do qual Vercingetórix era rei quando se produziu a invasão romana. Um dos altos pontos históricos da Auvergne corresponde a Batalha de Gergóvia, na qual Júlio César foi derrotado por Vercingetórix 52 anos a.C.. No século V Sidônio Apolinar, nobre auvernês, já menciona a Auvergne dos finais da Antiguidade.
No século VII, Auvergne foi motivo de disputa entre os francos e os aquitanos. Conquistada pelos Carolíngios, pertenceu, durante um tempo, ao reino da Aquitânia. Os condes de Auvergne, os Guilhemides foram conseguindo, pouco a pouco, sua autonomia.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Vichy foi a sede do governo do Estado françês.
Geografia
A cidade mais importante da Auvergne é Clermont-Ferrand com mais de 400.000 habitantes, quase um terço da população regional. Clermont Ferrand é considerada como a capital de todo Maciço Central.
Quase toda região da Auvergne forma parte do Maciço Central (região elevada da França composta basicamente de montanhas e planaltos). O ponto mais elevado da Auvergne, situado no Pico de Sancy, no maciço dos Montes Dore, alcança 1886 m.

Travessia do Parque dos Vulcões da Auvergne

De Sancy ao Cantal

O Parque natural dos vulcões da Auvergne conta quatro principais massivos vulcânicos, de idades e de formações diferentes, que lhe conferem sua diversidade.
A Chaine dês Puys (Cadeia dos Poços) alinha 80 jovens vulcões – o último não tem que 8500 anos.Vestígios de lava, torres e alguns belíssimos lagos de crateras.
O Maciço de Sancy e dos Montes Dore, vulcão composto com múltiplas bocas eruptivas, apresenta um relevo muito mais agudo.
O Planalto de Cézallier é o menos conhecido. Mas a paisagem é fascinante….
Enfim o Cantal e o mais vasto conjunto vulcânico da Europa, uma magnífica montanha com um relevo e uma autenticidade rara.
O segundo trecho da travessia da Auvergne é a parte menos percorrida, mais é também o que faz a sua originalidade e sua riqueza. A travessia do vasto Planalto do Cézallier não vos deixará insensível, a paisagem vos transportará longe de lá…pode ser até na Mongólia…O grande vulcão do Cantal com o relevo mais marcado vos encantará pelas suas características naturais e seu património original.
É um verdadeiro itinerário.

Eu, Manu e Christoph - Monts Dore - 1997


Sem comentários: