terça-feira, 31 de março de 2009

Lina Bo Bardi

O acervo de peças coletadas no nordeste brasileiro pela arquiteta Lina Bo Bardi, que estava guardado desde 1965, é reaberto para o público a partir desta terça (17), no Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho, em Salvador. A mostra "Fragmentos: Artefatos populares, o olhar de Lina Bo Bardi" reúne mais de 800 peças entre utensílios de madeira, objetos de barro, pilões, santos e objetos de candomblé que resistiram às mudanças e viagens da coleção original, que chegou a contar 2 mil itens.
"Fragmentos: Artefatos populares, o olhar de Lina Bo Bardi"
Onde: Centro Cultural Solar Ferrão
Rua Gregório de Mattos, 45, Pelourinho,
Salvador/BA
Tel. (71) 3116-6467
Quando: Abertura dia 17/03, às 19h.
Exposição de longa duração.
Visitação de terça a sexta, das 10h às 18h;
finais de semana e feriados, das 13h às 17h
Quanto: Grátis

Lina Bo Bardi (1914/1992), arquiteta italiana que estabeleceu-se no Brasil em 1946 e é conhecida por projetos como o Masp e o Sesc Pompéia, em São Paulo, mudou-se para a Bahia no final dos anos 1950 e começou a pesquisar a arte popular nordestina. "Lina considerou essas peças como algo contemporâneo, como objetos de design, num pensamento livre dos vícios e preconceitos acadêmicos e europeus que reinavam na época", afirma o diretor de museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, Daniel Rangel.
Logo no início do período de ditadura militar (a partir de 1964, depois da deposição do presidente João Goulart), Lina Bo Bardi foi exonerada do cargo de diretora do Museu de Arte Moderna da Bahia por ter se negado a liberar o foyer do teatro Castro Alves (onde estava temporariamente instalado o MAM) para uma exposição de armamento de guerra. Um ano mais tarde, a exposição "Nordeste do Brasil" (com partes do acervo que será exibido agora em Salvador) foi impedida de estrear na Galeria de Arte Moderna, em Roma.Após o episódio, recortes da coleção de Lina Bo Bardi chegaram a ser expostos em mostras como "A Mão do Povo Brasileiro", de 1969, no Museu de Arte de São Paulo, e "Design no Brasil, História e Realidade", de 1982, no Sesc Pompéia, ambas em São Paulo.A mostra "Fragmentos: Artefatos populares, o olhar de Lina Bo Bardi" tem vernissage no próprio Solar Ferrão, às 19h de terça (17). Antes, às 17h, acontece a mesa redonda "Sobre Lina", com a participação de André Vainer e Marcelo Ferraz, arquitetos e colaboradores de Lina Bo Bardi, e da diretora do Instituto Lina e P.M. Bardi, Anna Carboncini. O evento é gratuito e será realizado na sala Multiuso do Solar Ferrão. (Entretenimentos UOL)



Museu de Arte Moderna de São Paulo - MASP


A Casa de Vidro
Morumbi, São Paulo




SESC Fábrica Pompéia
São Paulo





Sem comentários: